Fibras opticas transformam noite de transmissões da ESPN num verdadeiro caos



A noite de sexta-feira (23) era para ser como qualquer outra na ESPN, com horas de transmissão ao vivo e em alta definição no Watch ESPN, na ESPN+ e no canal ESPN, com o Australian Open, a NBA e os X Games de inverno.

Entretanto, um problema inesperado fez com que    os rumos das transmissões modificassem. Diferentemente das outras emissoras, a ESPN recebe as imagens de suas transmissões por fibra óptica, e não por satélite. A emissora alega que a transmissão em fibra deixa a imagem melhorada. Tudo bem até que as fibras ópticas resolvem dar problema...

Um grade problema nas fibras ópticas da ESPN do Brasil fez a emissora perder todos os sinais de canais e transmissões oficiais que recebia durante a noite de sexta-feira, problema que durou por mais de 30 minutos e afetou todos os canais (exceto a ESPN Brasil, que exibia o SportsCenter). A ESPN informou que o problema seria resolvido com a troca da recepção do sinal, ou seja, saía a recepção via fibra óptica e entrava a recepção via satélite. O problema é que esse é um processo longo, duradouro, que comprometia as transmissões.

Na ESPN, a transmissão do Australian Open foi interrompida durante o jogo de Marcelo Mello. Durante a interrupção, o canal mostrava imagens gravadas de Melbourne, lances recuperados dos jogos do dia anterior e matérias do programa diário "Pelas Quadras" recuperadas.

Na ESPN+, a transmissão do jogo Chicago Bulls e Dallas Mavericks foi interrompida ainda no 1º quarto. Como a transmissão da ESPN+ não estava sendo realizada dos estúdios, o canal simplesmente chamava os longos intervalos e voltava com melhores momentos de jogos encerrados, e voltava para o intervalo segundos depois. Assim foi até o final do 3º quarto.

Quando a noite de transmissões já parecia estar comprometida, a ESPN resolveu se mexer e usou a inteligência. No Australian Open, o canal conseguiu um link via satélite vários minutos depois da ESPN Sur (Argentina) para, enfim, exibir um jogo ao vivo enquanto o problema era resolvido aqui no Brasil. A imagem era em SD 4:3, e tinha locução latina no fundo.

[​IMG]
Assim estava a imagem da ESPN (brasileira) com as imagens da ESPN Argentina (Fonte: aleflima - Twitter)

Na ESPN+ o caso foi ainda pior. A transmissão retornou com imagens ao vivo no final do terceiro quarto, como foi dito. Entretanto, a ESPN ainda não estava recebendo as imagens pelos problemas relatados acima. O canal ousou e simplesmente resolveu utilizar um link de internet (streaming), colocando-o no ar e a narração do Everaldo Marques por cima.

[​IMG]


A ESPN foi criticada, claro, pelos problemas em sua fibra óptica, mas também foi elogiada, merecidamente, por respeitar os assinantes, tentando por todos os métodos possíveis levar uma transmissão ao ar, mesmo que com condições precárias para tanto. Foi um dia em que deu para lembra da antiga operação da ESPN brasileira, época em que se usava bastante a criatividade no canal.


fonte midiaesportiva

Post a Comment

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem