História da publicidade no Brasil é tema do 'Globo Repórter' desta sexta-feira (10)



Graziela Azevedo com Sebastian e Carlos Moreno (Globo/ Divulgação)

Nesta sexta-feira, 10 de outubro, o Globo Repórter apresenta uma edição especial dedicada à história da propaganda brasileira. Com apresentação de Sandra Annenberg e reportagens de Graziela Azevedo, o programa mergulha nas campanhas publicitárias que marcaram gerações e ajudaram a moldar o imaginário coletivo do país. A atração destaca a evolução da publicidade no Brasil, reconhecida mundialmente por sua criatividade, impacto cultural e capacidade de adaptação às transformações sociais.

Campanhas que marcaram época e cidades
Um dos destaques do episódio é a cidade de Rifaina, no interior de São Paulo, que ganhou notoriedade na virada dos anos 1970 ao protagonizar um comercial sobre a chegada do telefone. Gravado com os próprios moradores, o filme se tornou um marco local e permanece vivo na memória da população.

Reencontro de ícones da publicidade infantil dos anos 1990
O programa também relembra a famosa campanha de uma marca de leite que encantou os anos 1990 com crianças vestidas de animais de pelúcia. Após quase 30 anos, os “mamíferos” se reencontram e compartilham como a participação na propaganda transformou suas vidas. O músico Dany Roland revive o bordão “Fernandinho” — criado em uma campanha de moda — que até hoje é usado para elogiar camisas.

 Maria Rita reencontra Elis Regina em campanha com IA
Em um emocionante momento, o Globo Repórter mostra como a publicidade permitiu que Maria Rita reencontrasse sua mãe, Elis Regina, por meio de Inteligência Artificial em uma campanha de automóveis. Os irmãos João Marcello Bôscoli e Pedro Mariano comentam o impacto da ação e a influência da publicidade em suas carreiras musicais.

Jingles que construíram carreiras
Renato Teixeira e Luiz Carlos Sá destacam a importância dos jingles publicitários em suas trajetórias. “Foi com a publicidade que eu comprei casa, montei estúdio”, revela Renato. Já Sá relembra os tempos de censura e como os jingles foram suporte essencial para os artistas. No programa, os dois se unem para compor uma música inédita.

Sebastian e Carlos Moreno: ícones da publicidade brasileira
O ator, cantor e bailarino Sebastian relembra sua trajetória como o primeiro homem negro a protagonizar uma grande campanha publicitária no Brasil, em 1990. Ele compartilha bastidores da criação do personagem e sua parceria com Carlos Moreno, rosto de uma marca de produtos de limpeza por 35 anos. Moreno entrou para o Guinness Book em 1994 como o ator com maior tempo em uma campanha contínua.

O futuro da publicidade com a chegada da TV 3.0
Encerrando o programa, o Globo Repórter aponta para o futuro da publicidade com a chegada da TV 3.0 ao Brasil, também conhecida como DTV+. Manzar Feres, diretora de Negócios da Globo, explica como o novo modelo de televisão aberta permitirá formatos mais imersivos e interativos, ampliando as possibilidades para marcas e consumidores.

Post a Comment

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem