
A partir de sábado, 16 de agosto, o cenário da mídia esportiva no Brasil ganha um novo e promissor integrante com a estreia oficial do X-Sports, canal de TV aberta operado pelo Grupo Kalunga. A emissora será transmitida pelo canal 32 em São Paulo, antiga frequência da extinta MTV Brasil, e apresentará uma programação 100% dedicada ao esporte, com destaque para transmissões ao vivo, que devem representar entre 40% e 50% da grade.
Segundo matéria publicada pelo portal Meio&Mensagem, a proposta do X-Sports é atuar de forma multiplataforma, com parte da programação também disponível no YouTube — exceto os campeonatos que possuem contrato de exclusividade para TV aberta. O canal já estreia com um pacote robusto de direitos esportivos e uma equipe editorial formada por profissionais renomados no jornalismo esportivo.
Entre os nomes que integrarão o time da emissora estão Milton Leite, Mauro Beting, Álvaro José, Zé Neto e Raí Monteiro, além de parcerias com criadores de conteúdo digital. De acordo com o portal Teleguiado, o narrador Aldo Luiz, conhecido por suas passagens por TNT Sports, BandSports e DAZN, foi escalado para comandar as transmissões da NASCAR, com estreia marcada para o dia 17 de agosto na tradicional prova Cook Out 400 em Richmond.
O X-Sports também chega com importantes acordos de sublicenciamento com a ESPN, do Grupo Disney, que garantem os direitos de transmissão na TV aberta de grandes campeonatos internacionais de futebol como Premier League (Inglaterra), LaLiga (Espanha), Serie A (Itália), Liga Portugal, EFL Championship (Segunda Divisão Inglesa), Copa do Rei da Espanha e Copa da Alemanha.
Ainda segundo o Meio&Mensagem, a grade do canal incluirá conteúdos de outras modalidades além do futebol, como automobilismo, vôlei, basquete, atletismo e e-sports, ampliando a oferta esportiva ao público brasileiro. A emissora já está em negociação com patrocinadores interessados em cotas específicas por modalidade.
Em entrevista ao portal, o CEO da Kalunga, José Roberto Garcia, reforçou a ambição do canal em disputar os direitos de competições nacionais no futuro: “Os campeonatos locais já estão comprometidos com alguma emissora, mas, assim que tiver espaço, vamos lutar por esses torneios”, afirmou. Ele também destacou o caráter colaborativo da iniciativa, possibilitando futuras parcerias com outras emissoras e plataformas de TV por assinatura.
O lançamento do canal já começou a ser promovido com uma campanha publicitária na frequência do canal 32 e ações de mídia digital e OOH (Out Of Home) nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. Atualmente, essa faixa é ocupada por programação da Igreja Mundial do Poder de Deus, com cerca de 22 horas diárias.
Antes da estreia oficial, o canal será apresentado ao mercado em um evento especial de lançamento, que acontece amanhã, 6 de agosto, no Hotel Unique, em São Paulo. A ocasião marca o início da contagem regressiva para a chegada do X-Sports e contará com convidados do setor esportivo, imprensa e parceiros comerciais.
O canal estará disponível em sinal aberto em diversas cidades do país, além de integrar a grade de importantes operadoras de TV por assinatura:
- Claro tv+
- SKY
- Vivo Play
- Oi TV
Além disso, quem possui antenas parabólicas compatíveis com os sistemas Sat HD Regional (Star One D2) e Nova Parabólica (SKY Brasil 1) também poderá sintonizar o canal gratuitamente.
Com uma proposta editorial especializada e investimentos relevantes em talentos e direitos de transmissão, o X-Sports promete ser um marco na cobertura esportiva brasileira, ampliando o acesso à diversidade de modalidades e elevando o padrão de conteúdo na TV aberta.
Postar um comentário
Deixe seu comentário