Moradores da capital paulista e de outros 27 municípios começarão a ver nesta quinta-feira anúncios de televisão sobre o fim das transmissões analógicas. Na cidade, o chamado switch-off está marcado para o dia 15 de maio de 2016; antes, porém, a partir de novembro de 2015, a região do Distrito Federal já deve experimentar a mudança.
Com o desligamento dos transmissores analógicos atuais, todas as emissoras de TV aberta ficam obrigadas a levar ao ar somente sinal digital. Quem não tiver em casa um TV desse tipo, ou um conversor apropriado, ficará sem ver televisão. A primeira localidade onde o sinal analógico será desligado é Rio Verde (Goiás), escolhida para um teste final da transição (clique aqui para ver o calendário de desligamento em todo o país).
A campanha da Anatel inclui anúncios de “alerta” que serão vistos por todo mundo que recebe programação analógica de TV aberta. Os anúncios são obrigatórios. Está previsto ainda que 60 dias antes da data determinada seja inserida na tela uma contagem regressiva (foto), avisando o usuário para se preparar. Foi criado um site especial (Você na TV Digital) para orientações, além de um número de telefone (147). Ambos são mantidos pela EAD (Entidade Administradora do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV), empresa criada pelas emissoras para coordenar a transição.
Para quem é usuário de TV por Assinatura, esses procedimentos não são necessários: a própria operadora se encarrega de digitalizar o sinal. Mas todos precisam ter um TV compatível com esse padrão.
Postar um comentário
Deixe seu comentário