A campanha alertando para o desligamento das transmissões analógicas de TV aberta na região metropolitana de São Paulo, que acontece em 15 de maio de 2016, começa amanhã (21). São 28 cidades que assistirão a inserções nas transmissões atuais, lembrando o desligamento.
Os telespectadores que recebem o sinal analógico verão nas suas telas, em alguns momentos do dia, o símbolo da televisão analógica (inicialmente a letra “A”, que depois se abre, formando a palavra “Analógico”), acompanhado de uma mensagem de alerta sobre o futuro desligamento. Os alertas fazem parte de uma campanha obrigatória dos radiodifusores, determinada por Portaria do Ministério das Comunicações.
Dois meses antes da data prevista para o desligamento, haverá também uma indicação fixa com a contagem regressiva para o desligamento no alto da tela. As pessoas que visualizarem o “A” e a tarja em suas telas devem tomar providências para continuar assistindo a TV aberta no formato digital.
Em caso de dúvidas, o telespectador poderá procurar informações em uma página especial sobre o assunto na internet (www.vocenatvdigital.com.br) ou entrar em contato gratuitamente com uma central de atendimento telefônico (o número é 147). A página e a central de atendimento são da Entidade Administradora do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV (EAD), associação formada pelas operadoras de telecom, que vão utilizar as frequências liberadas com a migração. A faixa de radiofrequência (700 MHz) será utilizada para ampliar a disponibilidade do serviço de telefonia e internet de quarta geração (4G LTE) no Brasil, que desde 2013 é prestado na radiofrequência de 2,5 GHz.
Pelo cronograma definido pelo Ministério das Comunicações (Minicom), em 2016 serão desligadas as transmissões analógicas no Distrito Federal e cidades próximas (abril), e em regiões metropolitanas de Belo Horizonte (junho), Goiânia (agosto) e Rio de Janeiro (novembro). Em Rio Verde e na região do Distrito Federal a campanha obrigatória dos radiodifusores está em andamento.
Em São Paulo, a campanha que começa dia 21 abrange as cidades de: Arujá, Barueri, Biritiba-Mirim-, Carapicuíba, Cotia, Diadema, Embu-Guaçu, Embu, Ferraz de Vasconcelos, Guarulhos, Itapecerica da Serra, Itapevi, Itaquaquecetuba, Jandira, Mauá, Mogi das Cruzes, Osasco, Poá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, Santana de Parnaíba, Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, São Paulo, Suzano, Taboão da Serra e Vargem Grande Paulista. (Com assessoria de imprensa)
Postar um comentário
Deixe seu comentário