Acessório muito parecido com um pen-drive, o Chromecast transforma qualquer TV com entrada HDMI em um modelo capaz de acessar conteúdos da internet. O novo dispositivo, lançado pelo Google no Brasil na última semana, pretende seduzir o consumidor com duas características: a simplicidade de uso e o preço atraente. Custa R$ 199 nas grandes lojas de varejo on-line.
Basta conectar o equipamento a uma das entradas HDMI do seu televisor para acessar conteúdos da internet que partem do seu smartphone, tablet ou notebook. Os dois produtos precisam estar na mesma rede Wi-Fi. Você também deve ligar o Chromecast a uma fonte de energia, utilizando a entrada microUSB do dispositivo. Há duas opções de alimentação: pela tomada ou a partir de uma entrada USB do televisor (acessórios inclusos).
Na lista inicial de aplicativos já disponíveis, estão os dois campeões de audiência das TVs conectadas, que são o YouTube e o Netflix. Estão presentes também outros apps interessantes, como Google Play Filmes, Crackle (com conteúdo da Sony Pictures), Vevo (forte em videoclipes) e Rdio (para streamings de música). O Google confirma ainda que, em breve, vai anunciar seus primeiros parceiros do Brasil.
O Chromecast é compatível com iPhone, iPad, Android e com as versões do navegador Chrome para Mac e Windows (no caso dos laptops).
Quando o dispositivo começa a funcionar, o smartphone ou tablet passa a ser o controle remoto do usuário. É por meio de um desses aparelhos que ele vai selecionar os aplicativos e os vídeos que quer ver na TV. Dá até para enviar um e-mail ou atualizar as redes sociais enquanto a pessoa utiliza o novo acessório para rodar vídeos na TV de tela grande.
Concorrência
Hoje, os principais concorrentes do Chromecast são as próprias TVs e outros aparelhos que oferecem acesso à internet sem o uso de acessórios. Com um avançado sistema de home theater, Blu-ray player ou videogame, o usuário pode ter acesso aos mesmos aplicativos da novidade do Google.
Se nenhum dos eletrônicos da sua sala vier equipado com conexão à web, uma outra opção é a Apple TV. Com esse equipamento, que custa cerca de R$ 400 (o dobro do Chromecast), o usuário tem acesso aos aplicativos mais populares das TVs conectadas, pode comprar ou alugar filmes na iTunes Store e integrar outros dispositivos por meio de uma rede sem fio. Recentemente, a Amazon anunciou solução semelhante, chamada de Fire TV, mas sem previsão de lançamento no Brasil.
fonte uol
Postar um comentário
Deixe seu comentário