
O futebol segue sendo a paixão número um dos brasileiros e os dados confirmam sua força dentro dos lares. De acordo com o levantamento inédito da Samsung Ads – braço de publicidade em Smart TVs da Samsung Electronics –, 7 milhões de dispositivos da marca no Brasil consumiram esportes em 2024, sendo que 91% do tempo foi dedicado ao futebol.
O streaming domina e se torna protagonista, pois 89% das Smart TVs que consomem futebol em CTV assistem a conteúdos por meio de aplicativos. E o tempo de atenção cresce no calor das competições. Durante as partidas ao vivo, em média, houve 43% mais horas de consumo nos canais de transmissão, somando 59 milhões de horas de futebol ao vivo em Smart TVs Samsung ao longo de 2024.
O poder das finais
Quando a bola rola em jogos decisivos, a audiência dispara:
- 50% mais Smart TVs conectadas;
- 2 vezes mais tempo em frente à tela;
- 5,6 milhões de horas de consumo apenas na final da Libertadores de 2024, entre Atlético Mineiro e Botafogo.
Já na Champions League, o impacto também foi histórico, com 162% mais Smart TVs conectadas nos canais de transmissão e quatro vezes mais tempo de tela.
Raio x do torcedor digital
A maioria dos dispositivos conectados a conteúdos de futebol tem público masculino (67%), mas a participação feminina cresce a cada temporada. Já a faixa etária mais engajada vai dos 12 aos 19 anos, seguida pelos jovens adultos entre 25 e 35 anos.
Outro dado curioso é sobre os ambientes onde os torcedores se reúnem: 99% preferem assistir de casa, mas 42% buscam bares, 41% vão à casa de amigos e 40% chegam a ir ao estádio, sempre acompanhados de cerveja, refrigerante, pipoca e petiscos.
O público que consome futebol nas Smart TVs Samsung se divide em diferentes perfis:
- 49% são fanáticos – fazem de tudo pelo time;
- 32% são engajados – acompanham com frequência;
- 19% são moderados – gostam, mas sem tanta intensidade.
Além disso, 93% torcem por clubes nacionais, 20% também acompanham times internacionais, e a relação é tão forte que muitos fãs seguem até adversários e times rivais.
Competições que movem o Brasil
- 92% acompanham o Brasileirão;
- 88%, a Copa do Mundo;
- 88%, a Copa do Brasil;
- 86%, a Libertadores;
- 72%, as Olimpíadas.
Times mais acompanhados
- 74% assistem ao time do coração;
- 47%, também a clubes com os quais simpatizam;
- 32% acompanham destaques da competição;
- 29%, os adversários do time do coração;
- 18%, até times de que não gostam.
Além dos 90 minutos: oportunidade para as marcas
Paixão nacional, o futebol é um território valioso e estratégico para marcas que buscam conexão com o público brasileiro. Com base em mais de 23,4 milhões de CTVs ativas e conectadas da marca no Brasil, a relação dos fãs com o esporte vai muito além dos 90 minutos de bola rolando em campo e cria jornadas de consumo que começam antes do apito inicial e estendem-se após as partidas.
O retorno à primeira tela é constante. Em média, cada dispositivo volta 4,6 vezes ao menu principal da Smart TV entre uma hora antes e uma depois dos jogos, chegando a 12 vezes em partidas decisivas, como clássicos do Brasileirão. Esse engajamento cria múltiplos pontos de contato para as marcas. De acordo com a Comscore:
- 58% dos apaixonados pela modalidade se lembram da publicidade antes da partida;
- 51% recordam a publicidade durante o jogo;
- 34% descobrem novos produtos ou serviços;
- 31% pesquisam mais informações on-line;
- 21% falam sobre a publicidade vista com mais alguém em casa ou com os amigos;
- 17% afirmam já terem comprado algo anunciado em meio à programação esportiva.
Enquanto campanhas lineares impactam, em média, 47% das Smart TVs Samsung durante os jogos, as estratégias que exploram toda a jornada do fã – do pré ao pós-jogo – alcançam 71% dos dispositivos, ou seja, mais de 6 milhões de possíveis consumidores.
Fonte: Dados proprietários Samsung AdsI Base Conectada e Ativa no Brasil em julho 2025 I +23.4MM de Smart TVs I Média de 4 pessoas por lar; Estudo proprietário realizado com a Offerwise em julho de 2025 com usuários de Smart TVs Samsung no Brasil.
Postar um comentário
Deixe seu comentário