YouTube registra crescimento de 20% nas visualizações de conteúdo de futebol no Brasil


Imagem/ Reprodução

O YouTube Brasil divulgou hoje dados que mostram o crescimento do consumo de conteúdo de futebol na plataforma, especialmente nas TVs conectadas (CTVs). Em volume de visualizações, em qualquer dispositivo, o incremento nos conteúdos sobre o esporte foi de 20% na comparação entre 2023 e 2024. Já o tempo de exibição de futebol na TV cresceu mais de 35% no mesmo período. Esse aumento posiciona as TVs conectadas como importante dispositivo para assistir futebol no YouTube, respondendo por 45% de todo o tempo de visualização do esporte na plataforma.


A revolução do consumo de futebol na sala de estar

O futebol no YouTube está em plena ascensão. Segundo os novos dados, mais de 2 bilhões de horas de conteúdo de futebol foram consumidas no último ano no YouTube por aqui. “A consolidação desse comportamento do consumidor é reflexo da flexibilidade e da acessibilidade que a plataforma oferece, com forte presença do conteúdo ao vivo, mas também dos reacts, melhores momentos, mesas redondas e outros tipos de produções sob demanda”, explica Gustavo Souza, Diretor de Produtos e Soluções Publicitárias do Google.

A título de exemplo, mais de 65% das horas assistidas na CazéTV durante o Paulistão foram em TVs conectadas.

Audiência renovada e engajada: o futuro do futebol no YouTube

Além de democratizar o acesso e oferecer novas formas de consumo, o YouTube se destaca por estar renovando a audiência do futebol no Brasil. Mais de 75% do tempo assistido em partidas ao vivo do Paulistão foram por usuários entre 18 e 44 anos. Esses dados confirmam que o YouTube está capturando e fidelizando uma geração mais jovem e conectada, essencial para a longevidade e relevância do futebol.

Novas ocasiões de consumo e mudança de hábitos
A jornada de consumo de futebol não começa mais ligando a TV, mas sim digitando no Google. As buscas por "Onde Assistir" cresceram 4x nos últimos anos. Com a multiplicidade de detentores de direitos, o futebol brasileiro expandiu as oportunidades de transmissão, migrando de um modelo concentrado no "Prime Time" para um ciclo "Always On".

"Se o tradicional horário das 16h aos domingos moldava a rotina familiar, agora o almoço pode se estender sem pressa. Talvez tenha impacto no varejo, no fluxo do shopping? Certamente, os bares, aos domingos, ganharam uma nova janela de torcedores", exemplifica Gabriela Arthur, Líder de Insights Estratégicos do Google.

Essa mudança de hábitos é visível nos números do Paulistão no YouTube. O jogo de estreia do São Paulo em 2025 teve 1,4 milhão de usuários no pico, um crescimento de 436% em relação a 2022. A final do Paulistão saltou de 2 milhões para 6 milhões de usuários únicos na CazéTV, um crescimento de 3x.


Dados-chave do Futebol no YouTube Brasil em 2024:
Fonte: Dados Internos do YouTube, 2024.


  • Visualizações de conteúdo de futebol no YouTube cresceram mais de 20% ano a ano no Brasil (Brasil 2024 vs. 2023).
  • Mais de 2 bilhões de horas de conteúdo de futebol foram consumidos no YouTube no Brasil em 2024.
  • O tempo de exibição de futebol no YouTube na CTV cresceu mais de 35% ano a ano (Brasil 2024 vs. 2023).
  • 45% de todo o tempo de exibição de futebol no Brasil vêm da TV conectada (Brasil 2024).


Dados-chave do Paulistão e Copinha 2025 na CazéTV no YouTube:
Fonte: Dados Internos do YouTube, Abril, 2025.



Mais de 40 milhões de espectadores únicos.


Mais de 350 milhões de visualizações.


Mais de 140 milhões de horas assistidas.


A final do Paulistão entre Corinthians e Palmeiras alcançou mais de 6 milhões de visualizações simultâneas no Brasil, sendo a terceira maior audiência simultânea da CazéTV até março de 2025.


Mais de 75% do tempo assistido em partidas ao vivo do Paulistão foram por usuários entre 18 e 44 anos.


Mais de 65% das horas assistidas na CazéTV durante o Paulistão foram em TVs conectadas.

Post a Comment

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem